Qual a importância da Manutenção Predial?
Manutenção Predial é um conjunto de ações essenciais para manter a vida útil de todos os sistemas de uma edificação – como, por exemplo, a troca de pastilhas do revestimento da fachada e a modernização da parte elétrica. Quando aplicadas da forma correta e com a periodicidade necessária, essas medidas proporcionam mais segurança e garantem a funcionalidade da edificação.
Toda construção deve ser submetida a manutenções periódicas ao longo de sua vida útil. De acordo com Alexandre de Oliveira, presidente do Conselho Consultivo do SindusCon-SP e membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade, a falta de manutenção – ou sua ineficiência – provoca anualmente inúmeros acidentes, sendo os mais frequentes desabamentos e quedas de revestimentos de fachada, telhados e coberturas, quedas de marquises em concreto armado e incêndios decorridos de falhas elétricas.
Em 2009, a Câmara de Inspeção Predial do IBAPE/SP, realizou um estudo sobre acidentes ocorridos em edificações com mais de 10 anos – levando em consideração apenas os edifícios em fase de uso, ou seja, sem contar sua fase de obra. O resultado foi que 66% dos acidentes estão relacionados à má manutenção, perda precoce de desempenho e deterioração avançada. Só 34% se referem a vícios construtivos ou, ainda, anomalias endógenas.
O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade – ABRACOPEL relata que, no Brasil, apenas em 2020, ocorreram 1.502 acidentes com origem em instalações elétricas. Desses, 853 foram acidentes por choques elétricos (provocaram 691 mortes); 66 por descargas atmosféricas / raios (provocaram 47 mortes) e 583 foram incêndios por sobrecarga de energia / curto-circuito (provocaram 26 mortes). Um total de 764 mortes.
Para diminuir os riscos de acidentes, é importante que ocorra a inspeção predial que, de forma preventiva, poderá auxiliar nos direcionamentos do plano de manutenção e na tomada de decisões estratégicas – como o que será feito e o valor que será direcionado para cada item. A partir da inspeção, deve ser elaborado o plano de manutenção predial.